terça-feira, 21 de junho de 2011

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA


EE PROFª YONE DIAS DE AGUIAR – 46 ANOS
Conquistas e vitórias

A EE Profª Yone Dias de Aguiar, uma das escolas mais tradicionais de Penápolis e região, completou no dia 23 de maio de 2011 ,  quarenta e seis anos , realizando conquistas em prol da educação, sempre compromissada em oferecer um ensino de qualidade e um trabalho educacional altamente reconhecido pela população, justificando a grande procura de vagas não só por alunos de nossa comunidade como também de todo o município, inclusive vizinhos.
Em 24 de março de 1964 o Deputado Jamil Dualib, apresenta por solicitação do Prefeito Dr. Edson Geraissate, o Projeto de Lei nº 156/64 que cria o Ginásio Estadual na Vila Nossa Senhora de Fátima, em Penápolis, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 26/03/1964, e, promulgado através da Lei nº 8.670 de 26/01/1965 pelo Governador Ademar de Barros.
Importantíssimo lembrar que a criação de um segundo Ginásio Estadual (já tínhamos o “Dr. Carlos Sampaio Filho!) em Penápolis foi, de fato, uma conquista, pois até aquele ano de 1965, em toda a Região Noroeste, nenhuma outra cidade tinha dois Ginásios Estaduais, aí incluindo Araçatuba, Birigui e Lins.
Criado o 2º Ginásio em 26 de janeiro, logo a seguir, foi editado pela Prefeitura de Penápolis em 01 de fevereiro (05 dias após a criação) o decreto nº 195 que declarou de utilidade pública o imóvel urbano necessário à construção do Ginásio Estadual de Vila Fátima.
Em 17 de outubro do mesmo ano, pelo projeto de lei nº 1.533, do Deputado Jamil Dualib, foi dado ao estabelecimento o nome Ginásio Estadual Professora Yone Dias de Aguiar.
O imóvel desapropriado era de propriedade do Sr. Salvador Antonio Guerreiro Galhardo e tinha uma área de 5.720 m2.
A escola foi fundada pela Lei nº 8.670 de 26/01/1965 e instalada a 08 de Abril do mesmo ano, iniciando suas atividades no dia 23 do mês seguinte. Recebeu as seguintes denominações: “Ginásio Estadual Vila Nossa Senhora de Fátima”, “Ginásio Estadual Profª Yone Dias de Aguiar”, “EEPG Profª Yone Dias de Aguiar”, “EEPSG Profª Yone Dias de Aguiar” e finalmente “ EE Profª Yone Dias de Aguiar”. Localiza-se na Rua Bahia, nº 143, Vila Fátima, e o nome atual é uma homenagem à professora Yone Dias de Aguiar, profissional competente, culta e exigente, símbolo de uma tradição educacional que a escola vem procurando manter até hoje, com um trabalho sério e comprometido com a educação daqueles que por ela passam.
Yone Dias de Aguiar, nasceu aos 27 de maio de 1915, em Penápolis-S.P., filha de Hermano Dias de Aguiar e Izabel Alves Moraes de Aguiar. Nascida em Penápolis, acredita-se que sua família, tenha vindo para cá, por volta de 1911/1914, oriundos da região de Tietê-S.P., estabelecendo-se com  Máquina de Beneficiar Arroz, Café e Algodão, com a Firma “H. de Aguiar e Cia”, que depois transformou-se na Firma “Socafé”, e também a Algodoeira Noroeste Ltda.
Tinha como irmão: Maria (1891 – Tietê-S.P.; Renato (1893 – Tietê - S.P.) Nicolau e Antonio (1898 – Tietê – S.P.); Hortência (1906 – São Carlos – S.P.);Waldemar ( 1908 – Tietê – S.P.); Joaquim; Orsine; Carolina; Maria Antonieta (Mariinha); e Vasco (1920 – Penápolis – S.P. Era uma irmandade de quatorze. Seu irmão Hermano Dias de Aguiar foi Prefeito NOMEADO de Penápolis, entre 22 de maio a 13 de setembro de 1947; vindo depois a ser vereador eleito em outubro de 1947, para o quadriênio (1948 – 1951), tendo exercido a Presidência da Câmara de 01 janeiro de 1948 a 16 de julho de 1948.
Yone Dias de Aguiar casou-se com Eurico Henrique de Mello, em 1938, tendo um filho: Hermano José. Seu esposo Eurico trabalhou em Lins-S.P., como Gerente da Companhia Telefônica Brasileira (CT3), tendo vindo para Penápolis – S.P., onde passou a trabalhar, na algodoeira Noroeste, com os cunhados Hermano e Waldemar.
Yone formou-se professora primária, no entanto prestou concurso, para História da Educação e Psicologia, tendo sido efetivada, no então Instituto de Educação “Dr. Carlos Sampaio Filho”, na cadeira de Psicologia, pela década de 1950. Antes disso lecionou, em Penápolis e outras cidades da região, como professora primária, na área rural e urbana. Faleceu em acidente automobilístico, juntamente com o esposo (Eurico), na Via Dutra, perto de Aparecida – S.P., onde tinham ido em visita, inclusive nas Agulhas Negra, Resende – R.J., aos 31 de dezembro de 1959, estando sepultada, em São Paulo (capital). Estavam em uma Kombi (perua), com outros parentes, e que colidiu de frente, com um caminhão basculante.
                               Nesses quarenta e seis anos de existência, a escola tem se empenhado em proporcionar um ensino de qualidade aos seus alunos procurando sempre desenvolver, nos mesmos, um alto espírito de cidadania plena, tornando-os conscientes de seus direitos, deveres, obrigações e responsabilidades para integrarem-se corretamente na sociedade da qual fazem parte. A equipe escolar tem como objetivo direcionar seus esforços para alcançar dois aspectos essenciais: o político e o pedagógico. Político, no sentido de uma visão do ideal que se quer formar e pedagógico, no sentido de perspectiva de fazer com que o possível e desejável se torne realidade.
                               A Unidade Escolar tem se sobressaído no cenário educacional, tanto que está colocada entre as melhores da diretoria de Ensino-Região de Penápolis, entre as primeiras da Coordenaria de Ensino do Interior e do Estado de São Paulo. Destaca-se também no aspecto social, engajando-se em campanhas filantrópicas e beneficentes sempre tendo como meta a formação integral de suas crianças e adolescentes. Convém, ainda, destacar a importância da presença e integração dos pais, aprimorando o relacionamento entre professores/pais/filhos/comunidade escolar, o que torna a escola mais dinâmica e atuante e a participação desta comunidade nos finais de semana no Programa Escola da Família, onde são oferecidas diversas atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer para todos.
                               Atualmente a escola conta com 1026 alunos distribuídos em três períodos e em trinta salas de aula, sendo 14 no período da manhã , 14 no período da tarde e 2 no período noturno. Desse total 604 alunos cursam o Ensino Fundamental e 422 o Ensino Médio. Possui uma média de 50 professores , em sua grande maioria efetivos, 12 funcionários, tem como Diretor o professor Luiz Carlos Borges Camargo,  como Vice-diretora a professora Maria Alice de Brito Vicente e como Professores Coordenadores as professoras Izabel Cristina Bighetti Brito e Veridiana de Moura Bife Castilho. 
                                                                                                           
                                Desenvolve um estilo democrático de Gestão Escolar envolvendo a participação efetiva de todos os segmentos: Dirigente Regional, Supervisão, PCOPs ,Pessoal Docente, Administrativo, de Apoio , Pais, Alunos e Comunidade. Este Processo participativo tem sido feito através de reuniões com pais, professores, alunos, funcionários , sempre visando proporcionar melhorias na qualidade de ensino e na auto-afirmação de seus cidadãos atuantes e conscientes de sua cidadania.
                                         
                                            Luiz Carlos Borges Camargo
                                    Diretor da EE Profª Yone Dias de Aguiar


Nenhum comentário:

Postar um comentário